Rua Loefgren 1304 - sala 41 - Vila Clementino - São Paulo - SP / CEP 04040-003

ABRAFAD 

#DicaAbrafad

Dia 14 de Junho dia Mundial do Doador de Sangue

Confira 5 dicas da pré-doação e 5 dicas da pós-doação.
 

 

 

Pré-doação:

 

1. Tenha uma boa noite de sono

É importante estar bem-disposto para o grande dia. Certifique-se de ter dormido pelo menos seis horas no período das 24 horas anteriores.

2. Alimente-se bem

Ingredientes ricos em ferro são especialmente recomendados para garantir um nível adequado de hemoglobina no sangue. Carnes, ovos, feijão, lentilha e cereais integrais são bons exemplos de fontes de ferro. O consumo de vitamina C, que ajuda na absorção de ferro pelo organismo, também é recomendado – frutas cítricas são uma ótima pedida. Vá bem alimentado ao local de doação, mas não com o estômago cheio.

3. Evite comidas gordurosas

A presença de gordura no sangue prejudica a realização dos exames de segurança necessários no material coletado. Se o sangue apresentar um índice de gordura muito elevado, ele vai acabar sendo descartado. Para evitar isso, não consuma alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação.

4. Beba líquidos

Uma doação de sangue corresponde a 450 ml de líquido que saem do seu organismo, portanto, estar bem hidratado é fundamental. Capriche na ingestão de água e suco de frutas. Lembre-se: quem vai doar sangue não pode ingerir álcool nas 24 horas que antecedem a coleta.

5. Seja sincero

Você deverá responder algumas questões sobre seu histórico médico, sua saúde e seus hábitos. Não há juízo de valor aqui: o objetivo é garantir que a doação seja segura para você e para quem for receber o sangue.





Pós Doação:

 



6. Não tenha pressa

Permaneça sentado por 15 minutos, no mínimo, após a coleta. Tome o lanchinho oferecido, evite dobrar o braço que recebeu a agulha por 30 minutos e não caia na tentação de arrancar logo o curativo: deixe-o lá por pelo menos quatro horas. Caso sinta tontura ou fraqueza, sente-se imediatamente e coloque a cabeça entre os joelhos ou deite com as pernas elevadas. Isso evita quedas e alivia os sintomas, porque aumenta a circulação sanguínea na cabeça.

7. Reabasteça seu corpo

Trate de recuperar todo aquele líquido perdido: aumente o consumo de água e sucos, especialmente nas quatro horas posteriores ao procedimento. Para ajudar o organismo a repor o sangue nos dias pós-doação, continua a valer a dica de consumir alimentos ricos em ferro e vitamina C.

8. Não fume

Se você fuma, espere pelo menos duas horas antes de acender um cigarro. Se quiser aproveitar o embalo e parar de vez, sua saúde agradece!

9. Evite bebidas alcoólicas

O álcool propicia a desidratação do organismo, que é tudo o que você não precisa nesse momento. A recomendação é evitar o consumo de bebidas alcoólicas por 12 horas.

10. Pegue leve

Procure não levantar peso nem exagerar nas atividades físicas nas 12 horas seguintes à doação. Afinal, você ajudou a salvar vidas e seu corpo merece um descanso!
Ficou na dúvida se você pode doar sangue? A gente te ajuda. É só clicar aqui e bater um papo conosco.

…………………………………………..
Vídeo do Ministério da Saúde, com mais informações.

https://www.youtube.com/watch?v=siH2D6jrG3I