Rua Loefgren 1304 - sala 41 - Vila Clementino - São Paulo - SP / CEP 04040-003

ABRAFAD 

#UniversoAbrafad

Anvisa reavalia RDC que regula serviços farmacêuticos

A Anvisa realiza no dia 1º de agosto um Diálogo Setorial com o objetivo de realizar um levantamento completo de informações, críticas e sugestões sobre a utilização de testes laboratoriais remotos (TLR) nas farmácias. Todos os dados coletados orientarão os próximos debates para aprimorar o marco regulatório de serviços farmacêuticos e modernizar a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 44/2009.

O evento contará com a apresentação de uma pesquisa sobre as dificuldades encontradas junto às vigilâncias sanitárias para viabilizar serviços farmacêuticos. A iniciativa partiu da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC) e da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

A Anvisa também abriu uma  Consulta Dirigida sobre Farmácias e Drogarias para conhecer a demanda regulatória solicitada pelos representantes do setor. A pesquisa, que deve ser respondida até 31 de julho pelas vigilâncias sanitárias locais, está dividida em quatro aspectos principais: condições gerais, estrutura, procedimentos e monitoramento. Ela não tem o objetivo de avaliação, mas de aferir a realidade das vigilâncias sanitárias locais e sua relação com as normas vigentes sobre o tema e pode ser uma fonte importante de informações para dimensionar o problema regulatório enfrentado pelas farmácias.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico